PORTAL TRILHAS
O que é o Projeto TRILHAS?

É um projeto voltado à formação de professores que tem como objetivo apoiar os docentes no trabalho com alfabetização. No kit TRILHAS há cadernos de orientação do professor e de indicações literárias, jogos de linguagem e cartelas para atividades, todos com a intenção de inserir as crianças em um universo letrado. Esses materiais estão disponíveis em arquivos PDF na Biblioteca do Portal TRILHAS e podem ser baixados na íntegra.

Material do Kit

História

O curso a distância é a grande aposta do Projeto, já que com ele os profissionais têm a possibilidade de aprofundar a compreensão da teoria e ampliar as formas de uso do material, colocando de fato o TRILHAS na rotina da sala de aula. Em 2017, estão mantidas no curso as 40 horas de atividades, conforme explicado neste vídeo de apresentação, e os participantes que atingem 2 mil pontos e publicam o vídeo mostrando sua prática na área Rede que Ensina recebem certificado emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Também está prevista a ampliação do curso, com a inserção de mais conteúdos e nova distribuição de kits TRILHAS - em breve teremos novidades, acompanhe nossos informativos!


Em 2016, é criado um novo formato do kit TRILHAS impresso, mais fácil de transportar.

Maleta do Kit

Como o TRILHAS contribui para a alfabetização?

O Projeto está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto número 6.094, de 24 de abril de 2007, artigo 2, inciso II), que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura na sala de aula.

Por meio de seu conjunto de materiais, o TRILHAS propõe um contexto favorável ao processo de alfabetização e, consequentemente, para o alcance da meta de 6,0 pontos estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2022.

O Projeto TRILHAS compartilha as mesmas metas e maneiras de atuação com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que são:

• Eixo de trabalho voltado para a formação continuada, presencial e a distância, com foco na alfabetização.
• Distribuição de materiais de apoio articulados ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e complementação de jogos pedagógicos.
• Uso de portais virtuais como apoio para o desenvolvimento das ações.

Saiba mais sobre nossa história:

2009: Começo!
Os materiais do TRILHAS foram elaborados em 2009. Em 2011, o projeto foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como sendo eficaz para ser implementado como política pública complementar às metodologias já desenvolvidos.

2012: TRILHAS como política pública
Em 2012, os materiais foram distribuídos para 72.051 escolas, entre municípios considerados prioritários pela política do MEC, escolas prioritárias e de todas as capitais, grandes cidades e sistemas estaduais de ensino. Por meio de uma grande estrutura de formação presencial, permitiu a qualificação de técnicos de secretarias de educação, gestores escolares e professores, incentivando o bom uso dos materiais e fortalecendo o acesso à literatura nas escolas e qualificar o ensino da leitura, escrita e oralidade.

Material do Kit
Material do Kit
Material do Kit
Material do Kit

2013: Primeira ação de reconhecimento
Em 2013 foi feita a primeira ação para identificar práticas de destaque em alfabetização que tiveram apoio do TRILHAS: o Reconhecimento Município Leitorque tiveram as ações das secretarias de educação estão registradas em vídeos e o Rede que Ensina,em que iniciativas realizadas pelos professores foram reunidas em um caderno, o TRILHAS de leitura pelo Brasil.


2014: Portal reformulado
Em 2014, o Portal TRILHAS foi reformulado: ficou mais bonito, fácil de navegar, teve o acervo de textos e vídeos reforçados e mais espaço para debates sobre temas importantes para os profissionais da Rede. O infográfico criado colabora para o entendimento do trabalho com o material.

Infografico

Foi lançado o primeiro curso a distância, em modelo ainda piloto, restrito a poucas turmas.
Mais uma ação de Reconhecimento foi realizada, reafirmando que existem boas práticas de trabalho com alfabetização entre os professores e redes brasileiras. Para registrar essas iniciativas, novo caderno TRILHAS de leitura pelo Brasil é elaborado e são feitos vídeos mostrando as ações de secretarias de educação com o material.


2015: Lançamento do curso a distância e elaboração do Caderno de Indicações Literárias
Em 2015, foi lançado um novo curso a distância no Portal TRILHAS, com foco em aprofundar a prática do professor em relação ao ensino da leitura, escrita e oralidade dos alunos em fase de alfabetização.

Também foi elaborado o Caderno de Indicações Literárias, com 60 sugestões de obras infantis que podem ser trabalhadas com o apoio dos materiais do TRILHAS.

Indicações Literárias

A área Rede que Ensina é lançada para fomentar a troca de experiências com o uso de vídeos entre os professores, e um vídeo formativo discute o papel do professor em relação ao ensino de literatura e as importantes intervenções que deve fazer. Se até o ano anterior a ação de Reconhecimento Rede que Ensina era pontual, restrita a inscritos, agora passa a ser um local permanente de troca de experiências e de destaque para as práticas do TRILHAS.


2016: Ampliação do curso com mais 10h de atividades e certificação de 40 horas.
O curso a distância foi ampliado em 10 horas nos estudos para garantir a aplicação do material na prática. Kits TRILHAS impressos foram entregues aos concluintes – foram mais de 7 mil! Neste ano também foi criado um novo formato do kit TRILHAS impresso, mais fácil de transportar.
Os números do ano impressionam:

• Cerca de 115.000 cadastrados no Portal (sendo mais de 85.000 novos apenas em 2016!)
• Mais de 750.000 acessos no Portal no ano
• Mais de 1.500.000 de professores visualizaram os posts do TRILHAS no Facebook, sendo que 200.000 deles assistiram aos vídeos publicados
• 16.811 participantes do curso a distância finalizaram 15 horas de atividades
• 3.615 vídeos foram publicados na área Rede que Ensina

Até o filósofo e educador Mario Sergio Cortella veio fazer parte dessa trilha! Veja o que ele falou sobre a importância da literatura e da formação dos educadores!


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