Olá, Cursista!

A nossa plataforma está evoluindo e com isso, o curso de Leitura em Voz Alta Pelo Professor foi encerrado no portal atual do TRILHAS. Se você estava em processo de formação e perdeu os prazos de encerramento das atividades, poderá iniciar o curso novamente no novo TRILHAS, que será lançado em breve, com novas atividades e possibilidades de interação. Caso você não tenha iniciado o curso, aguarde o lançamento do portal para iniciar os estudos.

Em semanas, uma nova experiência estará disponível para todos os professores alfabetizadores, gestores e estudantes de pedagogia da nossa rede.

Acompanhe o TRILHAS nas redes sociais e não perca as novidades: https://www.facebook.com/PortalTrilhas

PORTAL TRILHAS
AINDA NÃO
TEM CADASTRO?
CADASTRE-SE
Artigo: A revolução de Andersen para contar histórias

Este artigo, sobre o livro "Os contos de fadas de Hans Christian Andersen", traz um aprofundamento da biografia do autor, desde a sua infância campesina, quando viveu mergulhado em um universo de narrativas orais, até que se tornasse um dos maiores narradores da história e padroeiro do gênero conto de fadas. Publicada na Revista Emília, por Maria Popova (do site Brain Pickings), a resenha defende que as capacidades de ouvir e ler foram as responsáveis por fazer de Andersen um grande "heroi criativo".


Leia um trecho do que seu editor escreveu sobre ele: "Ler convinha ao temperamento de Andersen e aos poderes imaginativos para um contista. Mas Andersen era também um grande ouvinte – na sala de costura do asilo, na hora de seu pai contar histórias, aos atores de teatro que ele adorava. Ele ouviu atentamente aos personagens e vozes ao seu redor e isso treinou o seu ouvido. Ele desenvolveu um ouvido interior para as paisagens e sons de mundos imaginários completos, como o tom arrogante da agulha iludida em A agulha de cerzir, ou cômico monólogo interior do rei quando ele começa a se questionar em A roupa nova do rei, ou os pequenos sinos de prata no palácio que ‘tilintavam de modo que ninguém podia passar sem notá-los’ em O rouxinol".

Categoria(s):  Materiais para estudo e formação Resenhas de livros infanto-juvenis Resenhas de livros para formação profissional Materiais para estudo e formação 

Tipo:  Texto 
Se encontrou problemas com esse arquivo, clique aqui.
Parceiros apoiadores: