Olá, Cursista!

A nossa plataforma está evoluindo e com isso, o curso de Leitura em Voz Alta Pelo Professor foi encerrado no portal atual do TRILHAS. Se você estava em processo de formação e perdeu os prazos de encerramento das atividades, poderá iniciar o curso novamente no novo TRILHAS, que será lançado em breve, com novas atividades e possibilidades de interação. Caso você não tenha iniciado o curso, aguarde o lançamento do portal para iniciar os estudos.

Em semanas, uma nova experiência estará disponível para todos os professores alfabetizadores, gestores e estudantes de pedagogia da nossa rede.

Acompanhe o TRILHAS nas redes sociais e não perca as novidades: https://www.facebook.com/PortalTrilhas

PORTAL TRILHAS
AINDA NÃO
TEM CADASTRO?
CADASTRE-SE
Reportagem: "Muito além do braille: como a tecnologia tornou a literatura mais acessível e interessante aos deficientes visuais"

Esta reportagem mostra o que mudou no acesso dos deficientes visuais à educação, à leitura e à tecnologia. Além disso, no caso da literatura infantil, esclarece como é livro acessível para crianças cegas ou com baixa visão. "Com o livro acessível, a criança não vai ficar excluída dentro da sala de aula e nem dentro da família. Essa criança precisa de algo parecido com o que crianças que enxergam têm. Apesar da importância do braille para a alfabetização, ter a audiodescrição e o contorno em relevo aproxima a criança das outras", afirma Regina de Oliveira, coordenadora da Fundação Dorina Nowill, responsável pela Coleção Clássicos Infantis Acessíveis.


O conteúdo traz ainda: informações sobre a digitalização de livros para cegos (iniciativa da artista plástica e escritora Virgínia Vendramini), recomendação de bibliotecas inclusivas e dados sobre instituições de apoio a cegos e à literatura.

Categoria(s):  Experiências inspiradoras Flexibilizações para pessoas com deficiência Materiais para estudo e formação 

Tipo:  Texto 
Se encontrou problemas com esse arquivo, clique aqui.
Parceiros apoiadores: